Pular para o conteúdo principal

Elias Ishy e entidades apresentam proposta para reciclagem de entulhos à prefeitura

Ishy reúne-se com Murilo. Foto: Assecom
O vereador Elias Ishy reuniu-se com o Prefeito Municipal Sr Murilo Zauith para entregar a Carta do Meio Ambiente e sugerir ao executivo que faça o projeto de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil, cujo financiamento poderá ser feito pela Caixa que disponibilizou recursos da ordem de até 3,8 milhões para que as prefeituras desenvolvam projetos de reciclagem entulhos. Os recursos são oriundos do Fundo Socioambiental e o investimento contribuirá com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A audiência aconteceu às 17 horas do último dia 7 e contou com a participação de entidades que defendem o meio ambiente em Dourados, como o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (COMDAM), o Comitê de Defesa Popular, e a Associação Comercial e Empresarial de Dourados, ACED. Além das entidades, participaram da reunião os secretários de governo, de planejamento, de serviços urbanos, de fazenda e o presidente do PSB, Cláudio Freire.
O vereador Elias ressaltou que o prazo para o envio do projeto é 26 de agosto, e que a prefeitura deve empreender esforços para se candidatar a esse recurso, assim contribuiria para a preservação ambiental e se adequaria à lei federal de destinação adequada dos resíduos sólidos. O prefeito municipal disse que a preocupação ambiental é de todos, e a prefeitura sempre busca pareceria para realização de ações em prol do meio ambiente. “Está resolvido, este projeto será encaminhado”, garantiu o chefe do executivo. Já o representante da ACED, Marcos Ortiz afirmou que a questão é de extrema importância, e o momento é este para conquistar essa verba, e Dourados de fato precisa resolver o problema dos entulhos gerados pela construção civil. Ressaltou que a Associação Comercial é solidária às questões ambientais.
Segundo estudos, uma cidade do porte de Dourados produz aproximadamente 160 toneladas de entulhos ao mês. Além disso, a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, nº 12.305 de 2010, prevê metas para que os municípios deem destinação adequada aos resíduos. Por isso, o vereador Elias Ishy, em conjunto com as entidades que promoveram a audiência pública do meio ambiente “Por uma Dourados sustentável” estão empenhados em encontrar soluções para os problemas ambientais do município.
É necessário ressaltar que o maior beneficiado com a implantação da usina seria o meio ambiente, já que o entulho deixaria de ser disposto em locais inapropriados, como as margens da rodovia de acesso ao distrito industrial e os fundos de vale do município,  a reciclagem dos resíduos produz cinco tipos de materiais que podem ser utilizados pela prefeitura nas obras publicas, como construção de calçadas e reformas e ainda produz um substrato utilizado para a pavimentação da ruas.
Diversos municípios já possuem experiências no reaproveitamento desses resíduos, como Governador Valadares MG, Ribeirão Preto SP, Londrina PR e a cidade de Belo Horizonte onde a experiência da reciclagem e reaproveitamento dos entulhos da construção civil é referencia no País. Se Dourados conseguir a usina, será a primeira cidade do Estado a realizar reciclagem de entulhos, assim como é a primeira a ter aterro sanitário.
Na Avaliação do Vereador e dos representantes das entidades a reunião foi positiva, pois o executivo assumiu o compromisso da elaboração do projeto de reciclagem dos resíduos da construção civil que deverá ser encaminhado a Caixa Econômica Federal. É a primeira reunião do vereador com o prefeito, que continua numa relação de independência de sua base aliada. Mas que quer, junto, trazer benefícios para o município.
Modelo de usina de reciclagem. Div.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sociedade douradense está mobilizada em defesa do Meio Ambiente Observatório Ambiental une sociedade para defender o meio ambiente OAD Revitaliza Monumento ao Colono O Observatório Ambiental de Dourados – OAD é um grupo de cidadãos e empresas que procuram desenvolver ações envolvendo a questão ambiental para que as autoridades se conscientizem da necessidade de se criar uma política de desenvolvimento sustentável no município. Entre as ações desenvolvidas pelo grupo está a plantação de mudas de pau-brasil nos canteiros da Avenida Weimar Torres entre as Ruas Hayel Bon Faker e Hilda Bergo Duarte e de palmeiras imperiais na Avenida Marcelino Pires entre o Monumento ao Colono e o Clube Ubiratan, participação na arborização da Praça Antonio João, participação ativa na Campanha da Fraternidade e mais recentemente na revitalização do Monumento ao Colono, conhecido como Mão do Braz. Lá, foi feita a poda da grama, pintura, iluminação e ornamentação do monumento. Segundo o empresário Romem Ba

Elias Ishy participa de debate sobre lei de resíduos sólidos no COMDAM

 Ishy recebe agradecimento do COMDAM  Os conselhos municipais, do Meio ambiente, Desenvolvimento Urbano e do Plano Diretor se reuniram a convite do COMDAM para avaliar a proposta de Lei Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos e o projeto de gestão dos resíduos da construção civil, ambos elaborados pelo Poder Executivo.   Os projetos apresentados são frutos da articulação do Mandato do Vereador Elias Ishy em conjunto com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, atendendo a uma das propostas definidas na Audiência Pública do Meio Ambiente realizada em 10 de Junho, que apontou a necessidade e urgência do Município na elaboração e implementação da política municipal de gestão dos resíduos sólidos. O Secretário Municipal de Planejamento Antonio Nogueira esteve na reunião, onde fez apresentação dos projetos, relatou como foi o processo de construção da lei, atendendo a provocação do Vereador Elias Ishy e do COMDAM, esclarecendo que a rapidez na elaboração da lei é para atender exig
Vidro – o mocinho dos materiais recicláveis Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros, infinitas vezes, sem perda de qualidade ou pureza do produto, para isso é preciso separá-lo do lixo comum. No Brasil, todos os produtos feitos com vidros correspondem em média a 3% dos resíduos urbanos. Somente as embalagens de vidro correspondem a 1%. Atualmente apenas João Rodrigues trabalha com a destinação final do vidro no município. A cada mês ele envia cerca de 15 toneladas de vidro para São Paulo, onde há empresas de reciclagem do vidro. Segundo Rodrigues, se houvesse incentivo ele poderia enviar até 120 toneladas por mês com o vidro descartado na região da Grande Dourados. Porém, falta conscientização das empresas que tem como resíduo o vidro. “Muitas querem que a gente pague pelo vidro que elas têm como responsabilidade dar a destinação final correta”,