Pular para o conteúdo principal
Dourados precisa de uma agenda verde
Dourados possui em seu território urbano uma quantidade de parques, áreas verdes e de córregos invejável por outras cidades do mesmo porte. Ao todo são 12 parques e 11 córregos, em um município com aproximadamente 200 mil habitantes. Apesar da quantidade de áreas verdes o nível de proteção e urbanização delas é muito pequeno. O único parque ecológico urbanizado de Dourados é o Antenor Martins. Ainda assim, o parque precisa de uma ação de recuperação. Além disso, “o Parque Arnulpho Fioravante precisa urgentemente ser ambientalmente recuperado e urbanizado”, segundo Ataulfo Stein, presidente do COMDAM – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
Áreas como o Horto Florestal e o Parque Flor do Cerrado, por exemplo, existem praticamente só no papel, sendo necessário que o município pense na preservação, defesa e urbanização dessas importantes áreas.
Outro dado preocupante: “Dourados tem apenas 7,79% da sua vegetação nativa. Em tempos em que se discute o Novo Código Florestal, o município está longe de ter o mínimo exigido por lei, no caso das propriedades rurais”, afirma Luiz Carlos Ribeiro, diretor-presidente da ONG Salvar.
Desde o governo do Partido dos Trabalhadores em Dourados (2001 - 2008), quando foi criada a Lei Verde, a Lei do Uso dos Solos e o Plano Diretor do Município, a cidade tem uma das mais avançadas legislações sobre meio ambiente e ocupação urbana, mas falta colocá-las em prática. Para Luiz a cidade deveria discutir uma Agenda 21 para o município.
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país  se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.
Para o vereador Elias Ishy, a administração municipal deveria se comprometer com o fortalecimento dos órgãos de planejamento e meio ambiente do município, dando autonomia para que esses possam formular ações voltadas crescimento e proteção de nosso Meio Ambiente.
O vereador defende que através de concursos públicos, técnicos capacitados passem a pensar a ocupação humana no município e a criação e preservação de áreas verdes. “Se houvesse um Instituto de Planejamento e Meio Ambiente, por exemplo, sendo o responsável por organizar o crescimento e ocupação da cidade com autonomia, nenhum prefeito faria obras que não tivessem ajustadas com o plano diretor, a lei verde e a lei de uso de solos”, afirma Elias.
O vereador aponta ainda outros desafios para o município, como a criação de corredores ecológicos nas zonas rurais. Com eles é possível proteger os recursos hídricos para a melhoria das condições climáticas, da diversidade biológica e da produção agropecuária através de um processo integrado de gestão social e ambiental. Os corredores possibilitam também o controle da erosão e preservação dos mananciais e a recomposição da rede de drenagem natural.
Outro desafio é o antigo lixão de Dourados que continua poluindo. “A área que deveria ser recuperada, devido ao alto grau de contaminação do lençol freático, voltou a ser utilizada de maneira incorreta por populares, mas a responsabilidade é da administração municipal”, afirma Elias Ishy. Elias cobra que o monitoramento e diagnóstico da área sejam apresentados pela empresa licitada, uma vez que a mesma já recebeu R$300 mil do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Dentre as alternativas, o vereador aponta o aumento da coleta seletiva. Para o vereador a próxima licitação para a coleta de lixo e administração do aterro sanitário deve prever a coleta seletiva em todo o município, além da compostagem do lixo orgânico que precisa ser feita no aterro sanitário e da utilização do gás metano produzido pelo aterro para a produção de energia.

Cobertura Arbórea
Dourados é a cidade mais arborizada do Estado. Em 2007 a média era de 250 mil árvores em toda área urbana, nas ruas e dentro dos terrenos das casas. Porém no último período muito pouco foi feito em relação à revitalização arbórea na cidade. Recentemente uma parceria entre sociedade civil e a administração municipal fez o plantio de árvores em algumas regiões do município. Para o vereador Elias Ishy, a iniciativa é louvável, mas ainda precisa ser aprimorada. “Precisamos pensar em uma revitalização arbórea continuada para Dourados, para isso o viveiro de mudas é essencial”, afirma o vereador. O vereador defende também a consolidação de um Plano Diretor de Arborização.
A Prefeitura Municipal mantém um viveiro para incentivar e diversificar o plantio de árvores na cidade e cumprir a demanda paisagística e de revitalização de áreas ambientais. O Viveiro possui árvores frutíferas e ornamentais que são distribuídas gratuitamente. A finalidade é a recuperação das matas ciliares, áreas de Reserva Legal na zona rural e arborização das áreas públicas da cidade.
Viveiro de Mudas Bernardino da Costa Bezerra, Localizado na Rua Honduras próximo ao túnel de acesso ao Parque das Nações II. Maiores informações: (67) 9971-5646.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sociedade douradense está mobilizada em defesa do Meio Ambiente Observatório Ambiental une sociedade para defender o meio ambiente OAD Revitaliza Monumento ao Colono O Observatório Ambiental de Dourados – OAD é um grupo de cidadãos e empresas que procuram desenvolver ações envolvendo a questão ambiental para que as autoridades se conscientizem da necessidade de se criar uma política de desenvolvimento sustentável no município. Entre as ações desenvolvidas pelo grupo está a plantação de mudas de pau-brasil nos canteiros da Avenida Weimar Torres entre as Ruas Hayel Bon Faker e Hilda Bergo Duarte e de palmeiras imperiais na Avenida Marcelino Pires entre o Monumento ao Colono e o Clube Ubiratan, participação na arborização da Praça Antonio João, participação ativa na Campanha da Fraternidade e mais recentemente na revitalização do Monumento ao Colono, conhecido como Mão do Braz. Lá, foi feita a poda da grama, pintura, iluminação e ornamentação do monumento. Segundo o empresário Romem Ba
Vidro – o mocinho dos materiais recicláveis Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros, infinitas vezes, sem perda de qualidade ou pureza do produto, para isso é preciso separá-lo do lixo comum. No Brasil, todos os produtos feitos com vidros correspondem em média a 3% dos resíduos urbanos. Somente as embalagens de vidro correspondem a 1%. Atualmente apenas João Rodrigues trabalha com a destinação final do vidro no município. A cada mês ele envia cerca de 15 toneladas de vidro para São Paulo, onde há empresas de reciclagem do vidro. Segundo Rodrigues, se houvesse incentivo ele poderia enviar até 120 toneladas por mês com o vidro descartado na região da Grande Dourados. Porém, falta conscientização das empresas que tem como resíduo o vidro. “Muitas querem que a gente pague pelo vidro que elas têm como responsabilidade dar a destinação final correta”,

CARTA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA - MEIO AMBIENTE, POR UMA DOURADOS SUSTENTÁVEL.

Na Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Dourados no dia 10 de Junho de 2011, com o Tema “ Meio Ambiente: por uma Dourados Sustentável ”, foi realizado debate a respeito das questões ambientais e dos desafios para a construção de uma Cidade Sustentável, no qual foram discutidos temas como: a importância da preservação das nascentes , dos fundos de vales e áreas verdes do município, a política dos Resíduos Sólidos e a experiência da coleta seletiva em Dourados , destacando a importância de sua ampliação, o papel e os desafios do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Após a explanação da mesa, foi aberta para a contribuição da Plenária, que questionou e encaminhou várias propostas que resultaram na elaboração deste documento: a Carta da Audiência Pública: Meio Ambiente: por uma Dourados sustentável, com as seguintes definições, dispostas em dois distintos eixos, a seguir: 1         Criar e Implementar a Agenda 21 no município de Dourados. 2         Criar e Implementar Fó