Pular para o conteúdo principal

Elias Ishy cobra da prefeitura remoção de famílias que vivem em área de risco

Ishy visita moradores da área de fundo de vale
O Vereador Elias Ishy – PT visitou nesta sexta, 17/06 diversas famílias moradoras do bairro Jardim Clímax, como consequência dos encaminhamentos tirados pela Audiência Pública sobre o meio ambiente realizada no dia 10 de junho. Lá ele pode constatar a situação no mínimo indigna em que vivem aproximadamente setenta famílias, sem acesso aos equipamentos urbanos básicos e obrigadas a conviver com umidade extrema, alagamentos, casas sem infraestrutura, sem esgoto sanitário e em risco de desabamento. Enfim, residências sem condições dignas de moradia, abrigam crianças, adultos e idosos.
A situação persiste há 26 anos no loteamento irregular do Jardim Clímax, as margens de um dreno que forma um pequeno córrego, a poucos metros da Avenida Joaquim Teixeira Alves. A água mina da terra ao lado das casas, percorrendo seu caminho até o pequeno riacho. Segundo a moradora do local, Dona Nair, na época de chuva é um “Deus nos acuda”, com as pessoas temendo perderem suas casas levadas pela enxurrada.
O local esteve no roteiro da visita técnica que foi parte da programação da Audiência Pública sobre Meio ambiente “Por uma Dourados sustentável”, uma proposição do vereador Elias Ishy, que aconteceu no último dia dez na Câmara Municipal. A moradora do local há 26 anos, Aparecida Pereira dos Santos Ferreira mostrou-se indignada com a as condições que vive, já que existem promessas de remoção para outro lugar, mas até agora nada foi feito. Enquanto isso, “meus filhos tem de conviver com a umidade e o esgoto”, afirma.
Diante dessa situação, o vereador Elias Ishy encaminhou requerimento à prefeitura para saber como se encontra o processo de reassentamento dos moradores, já que estão previstos 23 milhões em verbas do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, para realocar os moradores. Segundo o levantamento, parte das 147 casas que estão sendo construídas no Conjunto Estrela Tovy, no Bairro Jardim Novo Horizonte seriam destinadas às famílias. No entanto, segundo dona Aparecida, uma das moradoras, existem pessoas contempladas com as casas que estão em melhores condições, enquanto os moradores dali aguardam pacientemente por um lugar digno para morar.
Segundo levantamento feito pela equipe do vereador Elias Ishy junto à prefeitura, até o mês de julho estará sendo feita a remoção dos moradores. Para isso, está faltando apenas a abertura de ruas, cascalhamento no novo loteamento e cercamento do Parque que possui uma das últimas reservas de Mata Atlântica do município. Aliado a isso, é preciso orientar os futuros moradores para o cuidado com o meio ambiente, visto que estarão em uma área de recarga do lençol freático.
O vereador retornou ao local no último dia 17 e mais uma vez pode constatar a falta de dignidade nas condições de moradia daqueles cidadãos douradenses. Na ocasião, entregou aos moradores cópia do requerimento entregue a prefeitura cobrando uma solução para aquelas famílias. Levou também a resposta do prefeito, que prometeu remover os moradores em 30 dias.
Foi constatado também que a empresa que efetua na Avenida Aziz Rasselen está com as atividades paralisadas devido ao atraso na remoção dos moradores.
Para ver mais fotos da visita, clique na imagem abaixo
Visita Jardim Clímax

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sociedade douradense está mobilizada em defesa do Meio Ambiente Observatório Ambiental une sociedade para defender o meio ambiente OAD Revitaliza Monumento ao Colono O Observatório Ambiental de Dourados – OAD é um grupo de cidadãos e empresas que procuram desenvolver ações envolvendo a questão ambiental para que as autoridades se conscientizem da necessidade de se criar uma política de desenvolvimento sustentável no município. Entre as ações desenvolvidas pelo grupo está a plantação de mudas de pau-brasil nos canteiros da Avenida Weimar Torres entre as Ruas Hayel Bon Faker e Hilda Bergo Duarte e de palmeiras imperiais na Avenida Marcelino Pires entre o Monumento ao Colono e o Clube Ubiratan, participação na arborização da Praça Antonio João, participação ativa na Campanha da Fraternidade e mais recentemente na revitalização do Monumento ao Colono, conhecido como Mão do Braz. Lá, foi feita a poda da grama, pintura, iluminação e ornamentação do monumento. Segundo o empresário Romem Ba
Vidro – o mocinho dos materiais recicláveis Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros, infinitas vezes, sem perda de qualidade ou pureza do produto, para isso é preciso separá-lo do lixo comum. No Brasil, todos os produtos feitos com vidros correspondem em média a 3% dos resíduos urbanos. Somente as embalagens de vidro correspondem a 1%. Atualmente apenas João Rodrigues trabalha com a destinação final do vidro no município. A cada mês ele envia cerca de 15 toneladas de vidro para São Paulo, onde há empresas de reciclagem do vidro. Segundo Rodrigues, se houvesse incentivo ele poderia enviar até 120 toneladas por mês com o vidro descartado na região da Grande Dourados. Porém, falta conscientização das empresas que tem como resíduo o vidro. “Muitas querem que a gente pague pelo vidro que elas têm como responsabilidade dar a destinação final correta”,

CARTA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA - MEIO AMBIENTE, POR UMA DOURADOS SUSTENTÁVEL.

Na Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Dourados no dia 10 de Junho de 2011, com o Tema “ Meio Ambiente: por uma Dourados Sustentável ”, foi realizado debate a respeito das questões ambientais e dos desafios para a construção de uma Cidade Sustentável, no qual foram discutidos temas como: a importância da preservação das nascentes , dos fundos de vales e áreas verdes do município, a política dos Resíduos Sólidos e a experiência da coleta seletiva em Dourados , destacando a importância de sua ampliação, o papel e os desafios do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Após a explanação da mesa, foi aberta para a contribuição da Plenária, que questionou e encaminhou várias propostas que resultaram na elaboração deste documento: a Carta da Audiência Pública: Meio Ambiente: por uma Dourados sustentável, com as seguintes definições, dispostas em dois distintos eixos, a seguir: 1         Criar e Implementar a Agenda 21 no município de Dourados. 2         Criar e Implementar Fó