Pular para o conteúdo principal
A Economia Solidária supera exploração e desrespeito ao meio ambiente
Sede do Banco Pirê
Ao propor um novo modelo de produção, consumo e convivência, a Rede de Economia Solidária se torna uma das parceiras mais contumazes na preservação ambiental em Dourados. Os empreendedores se comprometem a produzir preservando o meio ambiente. Não poluir, utilizar a captação da água da chuva, reutilização de embalagens são as regras para conseguir o incentivo do Banco Pirê, onde os empreendedores obtém apoio para seus empreendimentos.
A instituição é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 2004, com a finalidade de apoiar a Rede de Economia Solidária de Dourados, através do acompanhamento técnico e suporte financeiro aos empreendimentos solidários, bem como trabalhar pela formação cidadã dos empreendedores. Os recursos são provenientes da doação de bens de herança de uma jovem missionária e de outros doadores voluntários, que acreditam e apostam na solidariedade como caminho de construir um “outro mundo”, possível e necessário, com a perspectiva de desenvolvimento sustentável promovendo o respeito à pessoa humana e a valorização dos ecossistemas, tendo no centro não o lucro, mas a vida.
Segundo Neusa Gripa, coordenadora da Rede de Economia solidária em Dourados, não há uma política municipal para a Economia Solidária, apenas apoios esporádicos. Na esfera estadual não há apoio nenhum. Na esfera federal a grande luta é pela não vinculação da Secretaria Especial de Economia Solidária à Secretaria das Micro e Pequenas Empresas. O grupo prefere estar vinculado à Assistência Social ou à Cultura já que os empreendedores trabalham pelo desenvolvimento baseado na autogestão onde o próprio trabalhador é quem gerencia o seu trabalho. A cooperação é uma premissa e os ganhos não são só financeiros, mas também sociais. Existe a partilha porque no trabalho coletivo todos se ajudam. Assim, fica mais fácil contribuir com o meio ambiente e desenvolver um comércio justo.
São produzidos pelos empreendedores artigos como confecção, alimentação, artesanato,  prestação de serviços e produtos de limpeza. Os produtos de limpeza são produzidos reaproveitando-se óleo de fritura, o que evita de serem jogados no ambiente. Há duas lojas para comercialização dos produtos, uma localizada no shopping que cedeu o espaço e outra na Av. Marcelino Pires, 1909 no centro, além de pontos de comercialização nos bairros. Esporadicamente também os produtos são expostos em feiras da Economia Solidária. A Rede da solidariedade funciona na Av. Joaquim Teixeira Alves, 2190 Centro. Telefone 3421-5613.
Segundo a coordenadora da Rede em Dourados, o maior desafio atualmente é a criação de políticas públicas de incentivo à Economia Solidária. Nesse sentido, o vereador Elias Ishi manifestou apoio ao trabalho desenvolvido pelo Banco Pirê e pela Rede de Economia Solidária, pois acredita no papel fundamental de propor uma nova relação de produção e consumo, priorizando o meio ambiente em todas as suas etapas.

Agricultura familiar precisa de políticas públicas
Assim como a Rede de Economia Solidária é formada por empreendedores familiares, na pequena agricultura não é diferente. Considera-se agricultura familiar as propriedades com menos de cem hectares que não empregam trabalhadores permanentes, tem os trabalhos exercidos pelo produtor e o trabalho familiar deve ser superior ao contratado. Representa a imensa maioria dos produtores rurais no Brasil e é responsável por 60% da produção de alguns produtos básicos da dieta do brasileiro como o feijão, arroz, milho, hortaliças, mandioca e pequenos animais. Ela exerce papel fundamental na economia de muitas cidades brasileiras e é uma alternativa para o aumento da renda e do desenvolvimento regional.
O orçamento da agricultura familiar para o próximo ano é de 16 bilhões, por isso, a administração municipal deve desenvolver projetos para beneficiar os agricultores familiares do nosso município, pois recursos federais têm, basta ousadia e vontade política.

Agroecologia: equilíbrio entre agricultura e ambiente
Os defensores da Agroecologia somam esforços para desenvolver um novo jeito de relacionamento com a natureza, que seja socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável onde se proteja a vida.  Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta. Engloba modernas ramificações e especializações, como: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agroflorestais e outros. Para praticar a agroecologia, é necessário apreender que o planeta terra não é o lugar do qual vivemos, e sim, no qual vivemos.
“A agroecologia é uma bandeira política que deve ser incentivada e valorizada, já que ela contribui com a sustentabilidade. Enquanto o agronegócio se baseia na exploração da monocultura e no uso de agrotóxicos. A agroecologia valoriza a pequena agricultura e a produção de alimentos saudáveis e a preservação ambiental”, faz questão de enfatizar o vereador Elias Ishy em seus pronunciamentos.

Tecidos que iam para o lixo são transformados em sacolas retornáveis
 As empreendedoras da Rede de Economia Solidária Angelita e Jovelina desenvolvem um trabalho que ajuda ao mesmo tempo a retirar do meio ambiente tecidos que iam para o lixo e evitam que sacolas plásticas sejam jogadas no ambiente. Segundo estudos, plásticos e tecidos  demoram anos para se decompor. Dessa forma, os retalhos são reaproveitados no ateliê que fica situado na Rua Ponta Porã, 6791, no Jardim Canaã I e transformados em sacolas retornáveis, tapetes e roupas. Assim ajudam a contribuir para que muitas sacolas plásticas não sejam jogadas no ambiente, ajudando a preservá-lo.
Produção de sacolas retornáveis


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sociedade douradense está mobilizada em defesa do Meio Ambiente Observatório Ambiental une sociedade para defender o meio ambiente OAD Revitaliza Monumento ao Colono O Observatório Ambiental de Dourados – OAD é um grupo de cidadãos e empresas que procuram desenvolver ações envolvendo a questão ambiental para que as autoridades se conscientizem da necessidade de se criar uma política de desenvolvimento sustentável no município. Entre as ações desenvolvidas pelo grupo está a plantação de mudas de pau-brasil nos canteiros da Avenida Weimar Torres entre as Ruas Hayel Bon Faker e Hilda Bergo Duarte e de palmeiras imperiais na Avenida Marcelino Pires entre o Monumento ao Colono e o Clube Ubiratan, participação na arborização da Praça Antonio João, participação ativa na Campanha da Fraternidade e mais recentemente na revitalização do Monumento ao Colono, conhecido como Mão do Braz. Lá, foi feita a poda da grama, pintura, iluminação e ornamentação do monumento. Segundo o empresário Romem Ba
Vidro – o mocinho dos materiais recicláveis Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros, infinitas vezes, sem perda de qualidade ou pureza do produto, para isso é preciso separá-lo do lixo comum. No Brasil, todos os produtos feitos com vidros correspondem em média a 3% dos resíduos urbanos. Somente as embalagens de vidro correspondem a 1%. Atualmente apenas João Rodrigues trabalha com a destinação final do vidro no município. A cada mês ele envia cerca de 15 toneladas de vidro para São Paulo, onde há empresas de reciclagem do vidro. Segundo Rodrigues, se houvesse incentivo ele poderia enviar até 120 toneladas por mês com o vidro descartado na região da Grande Dourados. Porém, falta conscientização das empresas que tem como resíduo o vidro. “Muitas querem que a gente pague pelo vidro que elas têm como responsabilidade dar a destinação final correta”,

CARTA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA - MEIO AMBIENTE, POR UMA DOURADOS SUSTENTÁVEL.

Na Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Dourados no dia 10 de Junho de 2011, com o Tema “ Meio Ambiente: por uma Dourados Sustentável ”, foi realizado debate a respeito das questões ambientais e dos desafios para a construção de uma Cidade Sustentável, no qual foram discutidos temas como: a importância da preservação das nascentes , dos fundos de vales e áreas verdes do município, a política dos Resíduos Sólidos e a experiência da coleta seletiva em Dourados , destacando a importância de sua ampliação, o papel e os desafios do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Após a explanação da mesa, foi aberta para a contribuição da Plenária, que questionou e encaminhou várias propostas que resultaram na elaboração deste documento: a Carta da Audiência Pública: Meio Ambiente: por uma Dourados sustentável, com as seguintes definições, dispostas em dois distintos eixos, a seguir: 1         Criar e Implementar a Agenda 21 no município de Dourados. 2         Criar e Implementar Fó